O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (26), novos investimentos no valor de R$ 3,3 bilhões para melhoria da infraestrutura civil e aquisição de novas moradias para atender os municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes do ano passado.
Durante a cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou os recursos que vão garantir novas moradias aos municípios de até 50 mil habitantes.
“Esses recursos estão alocados na contratação de habitação para os municípios abaixo de 50 mil habitantes. São os municípios que cadastraram e que vão receber os recursos, pra eles construírem as habitações para os moradores. Aqui estão também os recursos de algo que se materializou como ideia no Rio Grande do Sul e foi um sucesso absoluto, que é a chamada compra assistida”.
Já o ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou que parte dos recursos vão ser usados para prevenção e adaptação de novos eventos climáticos extremos.
“E aqui nós temos investimentos, em Porto Alegre, de galerias, canais, reforço de proteção a toda a cidade de Porto Alegre. Em São Leopoldo, nós temos as casas de bomba e as novas redes de galeria”.
Segundo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, desde abril do ano passado, mais 1,5 mil planos de trabalho foram aprovados para ações de reconstrução das cidades devastadas pelas enchentes com recursos da Defesa Civil Nacional.
Até o momento, 8 mil moradias foram entregues pelo governo federal e outras 9 mil estão previstas para 2026.